Como utilizar a observação como aliada para criação de Insights


Como utilizar a observação como aliada para criação de Insights

Somos bombardeados de novas informações a todo instante. Acordamos e uma de nossas primeiras atividades é checar as redes sociais – nosso principal meio de comunicação. O questionamento é: selecionamos o que recebemos? Cuidamos da qualidade das informações que retemos?

A revista Exame divulgou uma pesquisa sobre o uso das redes sociais pelos brasileiros e pasmem, por dia, são gastos em torno de 4h48min no smartphone. A ideia é selecionar os conteúdos nos quais acessamos, utilizarmos as informações como ferramenta para o trabalho e dia-a-dia, além de entender, de forma significativa, o que nos chega.

Podemos utilizar da observação para nos habituar com essa mudança de postura. Com a observação, vamos identificar que no Facebook há diversas possibilidades de Negócios, podemos identificar o perfil de compra das pessoas através das páginas, verificar eventos relevantes e o que eles estão oferecendo, analisar a linguagem atual das pessoas e seus relacionamentos e o que buscam. Já no Instagram: verificar em tempo real as atividades  em que influenciadores estão participando e qual impacto dessas referências para o dia-a-dia, em especial, no âmbito profissional.

Após esse olhar diante das redes sociais, podemos criar Insights para auxiliar em nosso trabalho, seja com um novo projeto ou melhorando aquilo que na empresa já tem. E não precisa de muito. Uma leitura com olhar mais cauteloso, com dedicação e bastante entendimento, pode auxiliar nas habilidades criativas em qualquer área da vida!

Observar os clientes que chegam à empresa no sentido de captar uma palavra que defina o atendimento, refletir sobre a conversa que tiveram, além de possibilitar grandes Insights, será um atendimento não robótico. E não precisa de muito, a ferramenta é obsevar!

 

Por Lorrane Mares, pedagoga na Lume Centro de Educação Profissional

Créditos foto: https://pixabay.com

Compartilhe este artigo: