Técnico em Enfermagem

Uma profissão de dedicação e amor ao próximo


Técnico em Enfermagem

O técnico de enfermagem é responsável pela atuação em funções básicas de manutenção e prevenção da saúde. É um profissional fundamental na área da saúde, pois ele atua em contato direto com a população em momentos de atendimento em hospitais e instituições do segmento.

Trata-se da arte de cuidar incondicionalmente de pacientes que não se conhece, mas, mesmo assim, ajudar e fazer o melhor por eles, para que se sintam bem e acolhidos. Não se pode fazer isso apenas por dinheiro. Isso se faz por e com amor! O ato de cuidar não é apenas com medicação ou curativos, podendo ser com uma conversa ou um abraço, visando sempre proteger e preservar a natureza humana, ajudando as pessoas a encontrarem significados sobre o sofrimento, bem como sobre a dor. Querendo ou não, o profissional acaba fazendo parte da vida de seus pacientes, às vezes tendo maior carinho e afeto por alguns. Cuidar é uma arte que nem todos podem contemplar. Cuidar é vida!

É necessário que o profissional de enfermagem esteja bem consigo mesmo para poder prestar um bom atendimento aos pacientes. Nesse intuito, foi adicionada à grade curricular do Curso Técnico em Enfermagem da Lume Centro de Ensino a disciplina “Cuidando do Cuidador’’, na qual o aluno aprende a exercer o autocuidado, assim como a lidar com a dor do próximo sem absorver essa dor para si mesmo.

Além disso, o profissional da área da enfermagem enfrenta uma escala de trabalho pesada e a dificuldade em exercer a profissão e dar uma boa assistência para os pacientes. A escassez de equipamentos de proteção individual (EPIs), a carga horária elevada e a baixa remuneração contribuem para o agravamento da saúde dos profissionais. É essencial que sejam garantidas condições de trabalho para que se possa continuar oferecendo a assistência à população.

Ainda, é uma profissão que exige trabalhar, muitas vezes, em um cenário de calamidade e resistir às dificuldades. Essa força a cada dia é testada e a cada paciente é levada em conta. Sabe-se que o profissional estuda muito e que se doa de corpo e alma para um bem maior. Quando chega o momento de o Técnico de Enfermagem sair de casa, ele deixa seus entes queridos para cuidar do próximo, mesmo que algumas vezes esse paciente não dê o devido valor e compreensão, porque sua missão é ajudar os necessitados, que, em meio a tudo que se vive, estão sendo atendidos da melhor forma ou da forma que se pode fazê-lo.

Mas não é por isso que se deixará de cuidar de cada paciente, o que envolve muita força de vontade e luta, pois com coragem e fé os desafios serão vencidos. Assim, apesar dessas dificuldades, buscando diariamente pelo reconhecimento e pela remuneração ideal, a luta pode ser vencida e tudo isso poderá servir de muito aprendizado, tornando a profissão cada vez mais humanizada e dando-se o devido valor aos profissionais da saúde. Percebe-se que a cada dia há mais interesse e mais gosto por essa área. Sabe-se que é difícil, mas pode-se ter em mente que unidos se é mais forte e é possível vencer qualquer desafio.

Nesse período de pandemia, por exemplo, desde o princípio o técnico de enfermagem tem atuado de forma intensa na rede pública e privada, estando na linha de frente junto aos enfermeiros desde o acolhimento do paciente, atendimento inicial, cuidados em sala de observação e também na internação nos casos mais graves.

A pandemia da Covid-19 trouxe várias mudanças, entre elas a alteração de setores nas instituições, em virtude da abertura de novas alas e o afastamento de profissionais do grupo de risco. Nesses momentos, é preciso mais do que amor pela profissão, pois são necessários outros requisitos para se tornar um técnico de sucesso, como paciência e adaptação. Assim, pela importânciada profissão para saúde e também se reconhecendo a atuação ímpar da enfermagem na pandemia, é de suma importância uma valorização desses profissionais, que agem amorosamente a favor da vida.

Citando outros aspectos que interferiram no exercício da profissão, pode-se referir que, devido ao aumento do número de óbitos pela Covid-19, surge um oceano de transformações e, porque não, de superações diárias e sonhos adormecidos. O que se acumulou foi uma intensificação de perguntas e muitas vezes sem respostas. Outrossim, o tempo, a esperança, os cientistas, os biomédicos e os sanitaristas, que pesquisam dia e noite acerca da imunização, assim como o técnico de enfermagem, que aplica, observa, ouve, cuida, planeja e anota, são fundamentais.

Há também a preocupação com os idosos. Desses, muitos vivem sozinhos. Esse isolamento já é cruel por si e, em uma pandemia, afastados da família e dos amigos e com medo do futuro, torna-se ainda pior. Idosos comparam idas ao hospital ou ao médico com a morte próxima, então é natural que eles sintam medo de serem as próximas vítimas dessa pandemia. Por isso, é necessário que, além dos profissionais, os entes queridos mantenham o apoio emocional,estando próximos mesmo que a distância, usando a tecnologia como aliada para manter o carinho e a esperança.

Estamos chegando cada vez mais perto de ter toda a população vacinada, mas não é por isso que iremos deixar os cuidados preventivos, tais como usar máscara, álcool gel diariamente e manter o distanciamento social. A conscientização das pessoas também é de suma importância para podermos vencer esse desafio, pois a vida é uma coisa linda e devemos cuidar dela. O Técnico de Enfermagem nos ensina isso a todo o momento.

Por fim, podemos concluir que passamos, e ainda estamos passando, por momentos turbulentos, difíceis e, algumas pessoas, até por grandes perdas. O momento agora é de extrema importância, cuidado e ajuda, envolvendo os mais sinceros sentimentos, como proteção, compaixão ao próximo e amor.

Diante disso, antes de ser um excelente técnico de enfermagem, o profissional deve ser um excelente ser humano. Em virtude do amor que dedica a cada paciente e pelo fato de jamais medir esforços para atender todos com o maior respeito e humanidade, o profissional da área da saúde pode ser chamado de anjo. Por isso, os técnicos merecem respeito e carinho.

Assim, as pessoas que escolhem o Curso Técnico em Enfermagem devem estar cientes que terão que atender pacientes que precisam de atenção e cuidado, necessitam ter um espírito altruísta e uma vontade genuína de ajudar o próximo. Há momentos de desgaste físico e emocional, mas, quando se abraça essa profissão de coração, ela traz verdadeira satisfação. O Técnico em Enfermagem é para quem quer ser maior, para quem quer abraçar o mundo e olhar para cada pessoa como se fosse um filho.

Professora Luzia Klunk: O texto foi produzido pelos alunos de Português Instrumental. A ideia foi exercitar a escrita coerente e coesa e o encadeamento lógico das informações, já que cada aluno deu sequência no texto a partir da escrita do outro. Também foi um exercício de interpretação do estudante ao realizar a leitura da parte já escrita pelo colega. O Técnico de Enfermagem realizará a leitura e a escrita de forma semelhante na vida profissional quando dos registros em prontuários de pacientes. Além disso, foi possível refletir sobre os desafios e a dedicação necessária para o desempenho da profissão.

 

Compartilhe este artigo:

× Como posso te ajudar?