Dicas e respostas que todo recém-formado deveria ter!


Dicas e respostas que todo recém-formado deveria ter!

Você passou anos na faculdade. Foram muitas aulas, trabalhos em grupo, provas e, por fim, o TCC. A experiência universitária é intensa, e a pós-graduação não fica pra trás. Além disso, existem diversas modalidades, tempos de duração e outros detalhes fundamentais na hora de escolher um curso.

Se você está começando ou pensa em se matricular em uma pós-graduação este ano, confira essas dicas para você se programar e se dar bem no curso.

 

Planeje a sua rotina

Ao começar um curso de pós-graduação, não será apenas o seu conhecimento que se transformará, mas também a sua rotina. É preciso planejamento e dedicação para que as aulas deem resultados.

Nos casos de cursos EAD, crie uma rotina de estudos em casa ou onde você preferir. O importante é não achar, que por não precisar frequentar uma sala de aula, o estudo pode ser adiado. É preciso frequentar as sessões de estudos online, realizar os exercícios solicitados e as provas com a mesma disciplina, o que muda é a flexibilidade.

Qual o momento certo para investir em uma pós-graduação?

O momento certo para começar uma pós é quando você sente que está pronto para dar um novo passo nos estudos. Seja para aperfeiçoar os conhecimentos na sua carreira ou para mudar de área, a pós pode ser a solução.

Antes de escolher o curso, tente fazer uma projeção para a sua carreira. Entenda onde você quer estar nos próximos anos, se está feliz na área que está ou se deseja migrar para outra e, principalmente, se está disposto a se dedicar aos estudos, afinal, fazer um curso sem comprometimento não é benéfico.

Presencial ou à distância

Os cursos presenciais, por exemplo, são ideais para quem prefere ter o contato direito com professores e colegas, tem mais tempo para se dedicar e mais dinheiro para investir. Afinal, essa modalidade costuma ter o investimento um pouco maior justamente por conta da estrutura oferecida.

Já a pós-graduação a distância é mais acessível, uma vez que para fazê-la só precisa ter acesso à internet. É ideal para quem não pode comprometer-se com horários e deseja flexibilidade. Mas toda essa autonomia requer disciplina, já que é o aluno que decide quando estudar.

O que é melhor para mim: MBA ou especialização?

O MBA é um tipo de especialização própria da área administrativa e gerencial. É voltado para o aluno se aprofundar tanto na teoria quanto na prática do mundo corporativo. Para isso, normalmente, são utilizados como metodologia de ensino a intensa troca de experiências entre profissionais e professores e o estudo de casos.

É mais indicado para quem atua em organizações em cargos de negócios ou gerenciais. O MBA é para os que desejam dar um upgrade no currículo, ampliar horizontes na carreira e fazer networking (rede de contatos).

Vantagens do MBA

  • É especialmente atrativo para carreiras administrativas;
  • Prática orientada a resultados;
  • Valorização do currículo;
  • Ampliação do networking.

 

Especialização

As especializações são pós-graduações voltadas para várias áreas do conhecimento, incluindo as de direito, contabilidade, educação, saúde, meio ambiente, entre outras.

São indicadas para quem atua em áreas diferentes das de negócios e quer adquirir ou atualizar seus conhecimentos técnicos e/ou científicos.

Vantagens da Especialização

  • Menor tempo para conclusão;
  • Contempla todas as carreiras;
  • Abrem-se novos caminhos;
  • Currículo valorizado;
  • Ascensão profissional.

 

3 dicas para economizar e investir na sua pós

 

Organização antes de tudo

Pode parecer uma pergunta óbvia, mas você realmente sabe quais são todos os seus gastos? Quando se fala do dinheiro que sai, só o que vem à cabeça são as grandes contas fixas, como aluguel, transporte e alimentação, por exemplo, mas aquele almoço feliz com os colegas do escritório ou a escapada do fim de semana também ter que estar na ponta do lápis.

 

Cada um conhece o próprio bolso

Os coachs financeiros recomendam que ao menos 30% dos seus rendimentos mensais sejam poupados ou investidos, logo você deverá tentar incluir todas as suas despesas dentro dos 70%.

Se neste momento esse objetivo não for possível, faça uma autoavaliação e eleja suas prioridades, sempre lembrando que o investimento na sua educação vai gerar renda a curto ou médio prazo, ou seja: retorno rápido.

 

Faça algumas escolhas

Pode ser que seja necessário cortar alguns gastos para alcançar a pós, mas esse é um exercício interessante de consumo. Reflita: é realmente necessário ter um celular pós-pago? Hoje em dia é fácil encontrar wi-fi aberto, o que permite chamadas em vídeo gratuitas, por exemplo. Outros gastos que tomam muito da renda fixa, como tratamentos cosméticos, restaurantes e roupas, podem ser revistos e ressignificados.

 

Se você acha que chegou  o momento certo para investir em uma pós-graduação, conheça os nossos cursos, e escolha o melhor para a sua carreira.

Compartilhe este artigo: