AUTOCONHECIMENTO: palavra-chave para que portas se abram na vida pessoal e profissional!


AUTOCONHECIMENTO: palavra-chave para que portas se abram na vida pessoal e profissional!

Então chega “o dia” em que um grande ponto de interrogação aparece! Qual caminho seguir? Quero trabalhar com o que? No que sou bom?

Neste momento, devemos trabalhar o “olhar para dentro e  tentar elaborar respostas para estes questionamentos”.

Elencamos dicas que podem te ajudar na busca pelo autoconhecimento profissional:

1 – Busque o máximo de informação sobre aquela área que você mais se identificou.

Se você se imagina trabalhando com vendas por exemplo, inicie uma pesquisa sobre qual o perfil deste profissional, sobre o campo de trabalho, as atividades que desempenha. Além de observar vendedores por onde você estiver.

2 –  Converse com profissionais que atuam nas áreas do seu interesse.

Se você ainda ficou intrigado por esta área e te chamou muita atenção, procure conversar com pessoas próximas que trabalham na área para poder te contar as experiências que elas tiveram no decorrer de sua trajetória.

3 – Tenha certeza que você está escolhendo com calma, sem pressões externas.

Opinião é sempre bem-vinda, mas não renda-se por completo a elas. Reflita, experimente… Para conseguir definir o que você deseja.

4-  Conheça bem suas áreas de interesse, tanto pessoal, quanto profissional.

Faça um check list das atividades que você mais gosta de fazer, dessa forma, ficará claro para identificar a área que mais desperta seu interesse.

5 – Teste sua afinidade com a profissão indo a campo:

Por fim, nada melhor que experimentar! Se você conhece alguém que trabalha na sua área de interesse, peça uma oportunidade de acompanhar um dia de trabalho para que você consiga observar como é a rotina deste profissional.

Ao final do experimento, você terá descoberto muitas coisas sobre a sua área de interesse e o melhor, terá descoberto um pouco mais sobre VOCÊ! Peça fundamental de todo este processo!

Divirta-se e se precisar de ajuda, conte conosco!

Compartilhe este artigo: