LUME Escola de Pais e Filhos

"Comunidade de Aprendizagem"


LUME Escola de Pais e Filhos

categoria
Educação Infantil

LUME Escola de Pais e Filhos

Detalhes do Curso

Carga Horária|
horas
Componentes Curriculares|
c.c.
Duração Mínima|
Duração Máxima|

Preocupados em proporcionar novas construções sociais de aprendizagem, a Lume – Escola de Pais e Filhos entende, conforme provérbio Africano que para “educar uma criança é necessário uma aldeia inteira”. Em função disso posiciona-se proporcionando momentos de reflexão, co-criação, rodas de conversa, vivências, cursos para vários setores da comunidade, criando espaços de participação, escuta e protagonismo.

Porque percebemos a necessidade de resgatar a beleza das relações. É necessário repensarmos a nossa forma de ser e estar no mundo, de como nos relacionamos com a vida, de quais valores estamos passando a nossos filhos e filhas.  É momento de nos questionarmos: qual legado queremos deixar? Como queremos ser lembrados por nossos filhos? Por nossa comunidade? Por nossos companheiros e companheiras? Que mundo queremos para nossos filhos e filhas?

Nossas práticas e pensares estão entrelaçados com os conceitos de cidades educadoras, cidades amigas das crianças e cidades inteligentes, ou seja, entendemos que todo e qualquer cidadão é educador e, é nessa teia de saberes populares e acadêmicos que vamos nos formando e tecendo nossos valores e aprendizados, por isso a importância de todos enxergarem-se partícipes da educação e da construção de uma comunidade onde todos estamos ensinando e aprendendo a todo tempo.

Proporcionar o desenvolvimento e realização das pessoas, pelo encontro e diálogo em comunidade, através da educação e cultura.

Nossos projetos permearão de forma sistêmica e comunitária cada um dos pilares que consideramos fundamentais para uma comunidade mais equânime e feliz!

Família – Economia – Social – Espiritual – Educacional – Cultural – Ambiental

Temos como desafio viver todos os valores em cada uma de nossas ações. Nossa pergunta a cada novo projeto será, como viveremos cada um desses valores na prática? Como nossas crianças viverão na responsabilidade, na cooperação, na tolerância, no autoconhecimento e na ética durante o desenvolvimento do projeto?

Responsabilidade – Cooperação – Tolerância – Autoconhecimento – Ética

  • Yoga e Meditação
  • Dança
  • Artes
  • Culinária
  • Pesquisa
  • Projetos
  • Passeios
  • Aulas de inglês
  • Muita aprendizagem e brincadeiras! 

Diálogo constante com a comunidade na construção e implantação de projetos, de forma sistêmica e participativa.

Cuidado com a Vida, a Beleza, o Potencial que cada um traz em seu coração!

  • Ubuntu
  • Círculos de paz
  • Ioga e meditação pais e filhos
  • Ioga e meditação para a melhor idade
  • Encontros sobre parentalidade
  • Encontro com gestantes/ioga para gestantes
  • Círculos de homens e círculos de mulheres
  • Círculos com adolescentes
  • Mentoria com empresários

Como entendemos e defendemos a ideia de que todos são educadores e que a cidade é um espaço educador, estaremos constantemente nos deslocando a espaços públicos proporcionando as crianças conhecerem, repensarem e redesenharem a geografia e a história de sua cidade, trabalharem com espírito de pesquisa e investigação em espaços diferentes, com contextos diferentes, construindo novos saberes nesse constante tecer entre o acadêmico e o popular. Praças, parques, clubes, propriedades rurais, museus, livrarias,… Qualquer espaço pode ser um ancoradouro para projetos infantis.

Atenderemos a partir dos dois anos de idade até a entrada no Ensino Fundamental.

São dois ciclos:

Seme – 2 anos a 3 anos e 11 meses

Bambini – 4 anos até a entrada no Ensino Fundamental

Entendemos que cuidar da alimentação, da qualidade dos alimentos que ingerimos, do plantio, da terra faz parte de todo esse processo de cuidar do corpo e da mente. Inserir as crianças em um ambiente saudável, num modelo de vida mais conectado com a Vida, é também cuidar da qualidade dessa alimentação. Entender que se alimentar não é somente “encher a barriga”, mas toda a magia e cuidado que cada alimento nos oferece em termos de vitaminas e minerais.

Nossa proposta é criar espaços de diálogo e de acompanhamento a famílias, com o intuito de melhorarmos nossas relações, aprimorarmos a nossa escuta, tornando a nossa comunicação mais assertiva e menos ofensiva.

Faremos:

  • Vivências
  • Rodas de conversa
  • Palestras
  • Aulas de ioga e meditação para pais e filhos.

Abordaremos temas diversos, como:

  • Gestação
  • Amamentação
  • O início da vida
  • Alimentação
  • Contato com a natureza
  • Como pais e mães sentem os primeiros meses
  • Desafios (medos, culpas) diários da maternidade e paternidade
  • Entre outros.

Entender a escola como um espaço de diálogo constante com a comunidade, é permitir que as crianças exerçam a sua cidadania, aprendam na cidadania. Para tanto, somos uma escola de educação infantil, mas que dialogará incessantemente com a comunidade de Encantado e região, ouvindo as demandas, mediando as relações e pensando em novos formatos de comunidade.

Isso se dará através de oficinas, rodas de conversa, grupos de estudos e qualquer outro formato que nos apercebamos, sempre no sentido de encontrar de forma coletiva, soluções para os problemas comunitários.

NOSSAS MATRÍCULAS JÁ ESTÃO ABERTAS!
Entre em contato conosco que iremos até a sua casa ou venha nos visitar, conhecer o nosso espaço, trocar ideias conosco para construirmos juntos a educação dos nossos cidadãos.

Afinal, como diz o Provérbio Africano, “é necessária uma aldeia inteira para educar uma criança.”

Júlia Grun mãe da Gabriela
Encantado

Participei do grupo de estudos deste método maravilhoso. Método que eu, como psicóloga e mãe sempre acreditei (na teoria), mas que tinha algumas dúvidas em relação a sua aplicabilidade na prática.

Após a vivência nas discussões do grupo e entendendo a teoria na prática, fiquei encantada e pude perceber o resultado. Foi fantástico!

Apliquei com a minha filha de 6 anos algumas técnicas da teoria no processo de aprendizagem que ela estava vivenciando no momento (pré-alfabetização), foi emocionante e encantador. Tive a sensação que ela “deslanchou”, ficou tranquila, mais segura e demonstrou um maior interesse no processo de aprendizagem. Para mim o que validou ainda mais o quanto o método funciona, foi quando questionaram Gabriela de como ela se sentiu durante a vivência da técnica e ela respondeu: “parece que eu saí de uma caixa…..”


Certificados