LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais


LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais

coordenador
Indiara Caroline Rigatti

categoria
Cursos Livres

LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais

Detalhes do Curso

Carga Horária|
288 horas
Componentes Curriculares|
5 c.c.
Duração Mínima|
Duração Máxima|

O Curso tem o objetivo de capacitar profissionais para atuar com destreza na comunicação entre surdos e ouvintes, através de uma metodologia de ensino voltada para a inclusão, unificando teoria e prática na construção do conhecimento de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

Veja os benefícios em fazer o Curso:

  • A Região do Vale do Taquari está com déficit de profissionais especializados para trabalhar com alunos que precisam de Atendimento Educacional Especializado (AEE); Alguns municípios do Vale do Taquari necessitam contratar profissionais com a formação em LIBRAS;
  • Com curso de LIBRAS as possibilidades de aumento salarial são maiores;
  • A Região do Vale do Taquari possui alunos com deficiência auditiva e não há professores com a qualificação necessária para este atendimento;
  • As organizações têm incluído cada vez mais em seus quadros colaboradores surdos. Isto tem gerado uma demanda de profissionais preparados para se comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais;
  • Na atualidade, estamos presenciando inúmeros movimentos no sentido de se valorizar a diversidade, seja em ambientes de trabalho, educacionais, de lazer. Conviver com as diferenças tem sido princípios da inclusão;
  • Qualquer pessoa pode aprender a língua de sinais;
  • Aprender LIBRAS é um exercício de cidadania e inclusão, pois amplia as possibilidades de acesso à comunicação para as pessoas surdas e é uma ótima oportunidade para ingressar no mercado de trabalho.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I – Nível Inicial – 60 horas (54 horas presenciais e 6 horas a distância)

CONTEÚDOS

– O que é a surdez?
– Os números da surdez no Brasil e no mundo
– Aquisição da linguagem
– Níveis da surdez
– Comunicação gestual
– Legislação: educação e política
– Educação e política
– Mundo surdo / identidade surda
– Conselhos úteis na aprendizagem e uso de libras
– Aspectos linguísticos de LIBRAS
– Classificadores
– Sinais: família, cores, meses, dias da semana, frutas, alimentação, bíblicos, animais, verbos e sentimentos.

 

Módulo II – Nível Intermediário – 60 horas (54 horas presenciais e 6 horas a distância)

CONTEÚDOS

– LIBRAS em contexto: ações do cotidiano
– Configuração de mãos
– Gramática: advérbios, classificadores, verbos, adjetivos descritivos
– Valores monetários
– Dinâmicas relacionadas à Língua de Sinais
– Situações comunicativas em LIBRAS e em Português
– Conversação: tradução bilíngue
– Dinâmicas e LIBRAS em contexto

 

Módulo III – Nível Avançado – 60 horas (54 horas presenciais e 6 horas a distância)

CONTEÚDOS

– Gramática – sistema de transcrição em LIBRAS/Português
– Morfologia – classe gramatical de LIBRAS
– Metáforas em LIBRAS e em Português
– Movimento bilíngue
– Situações comunicativas em LIBRAS/Português
– Escolhas interpretativas em LIBRAS
– Conversação em LIBRAS
– Estratégias de competência comunicativa, linguística e tradutória
– Incorporação de Argumentos
– Desenvolvendo LIBRAS
– Escolar
– Séries e Disciplinas
– Faculdades e cursos
– Higiene, doenças
– Sexo, Política
– Países
– Estados e cidades do Brasil
– Vivências em diversos contextos para o treino em LIBRAS: situações do cotidiano
– Escolhas gramaticais na tradução cultural
– Dinâmicas relacionadas aos contextos em LIBRAS: sinais informais e formais

 

MÓDULO IV – Prática – 54 horas (48 horas presenciais e 6 horas a distância)
CONTEÚDOS

– A relação do interprete de Libras- Língua Portuguesa e o aluno em sala de aula
– Técnica de Tradução: uso das configurações de mãos
– L2 o papel do interprete de Libras nas aulas de Língua Portuguesa
– Os sinônimos na Libras
– Bilinguismo e Inclusão: o interprete de Libras-Português e o discurso a interpretar

 

MÓDULO V – Estudos na Conversação em Libras e prática – 54 horas (48 horas presenciais e 6 horas a distância)
CONTEÚDOS

– Diálogos complexos, tradução de textos, narração de histórias
– Dinâmicas relacionadas à Língua de Sinais
– Situações comunicativas em LIBRAS e em Português
– Prática de conversação em LIBRAS

 

Estudos no Contexto Sociocultural e Político na Educação de Surdos e prática:

– Surdos Negros e Índios
– Legislação educacional e política
– Cultura e literatura surda
– Filosofia da educação de surdos
– História dos surdos no mundo
– Leitura, análise e interpretações de filmes no contexto da inclusão social
– Código de Ética do Intérprete de LIBRAS.

 

Certificados

Certificado de curso de idiomas reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação e válido em todo território nacional.